Marcas do Brasil prestigiam Angola Fashion Week

 In Mercado

A 16ª edição do Angola Fashion Week acontece de 23 a 25 de junho, no Centro Cultural Paz Flor, em Luanda, e terá como tema oficial a Palanca Negra Gigante, animal considerado em extinção até ser redescoberto em 2005 no Parque Nacional de Cangandala, na província de Malanje.

Símbolo de vivacidade, velocidade e beleza única, essa subespécie de antílope vem emprestar sua magnitude e glamour ao evento, que a cada ano tem como tema central a valorização da cultura angolana.

Durante três dias, 34 marcas sobem à passarela para apresentar suas coleções. Além da moda local – Rose Palhares, Fiu Negru, Soraya da Piedade e Allex Kangala – dentre os nomes presentes em edições anteriores -, marcas de outros países africanos compõem o line-up – David Tlate (África do Sul), Nivaldo Thierry (Moçambique), Antonieta Almeida (São Tomé), Exotrik (Cabo Verde) -, assim como o português Gio Rodrigues e os brasileiros Amapô, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer.

 O coletivo carioca OEstudio também faz parte da edição apresentando o projeto Angola Fashion School, processo de criação colaborativa com jovens designers angolanos, que ressignifica a moda local a partir dos pilares: educação, identidade, história e cultura.

A partir do briefing dos estilistas africanos, a designer e artista Karlla Girotto assina a direção de moda dos desfiles e destaca o uso de acessórios criados pelo G>E (Grupo Maior Que EU, de Pesquisa e Propostas Estéticas).

 Esse é o terceiro ano consecutivo que a empresa brasileira Cia Paulista de Moda é responsável pela direção e produção do Angola Fashion Week. “Realizar um evento na África, levar um grupo gigante de profissionais brasileiros, fazer a dobradinha com os profissionais e fornecedores locais, ter o AFW como um evento de impacto no mundo e o maior da África, é sempre uma tarefa desafiadora, porém muito gratificante”, afirma Reginaldo Fonseca, diretor da empresa brasileira.

O evento tem grande relevância para a economia da cidade.  “Luanda se transforma nesta época, geramos muitos empregos diretos e indiretos, além do movimento em hotéis, restaurantes e todo comércio local que lucram muito no período do evento. Entramos de corpo e alma neste projeto”, afirma Emilia Morais, presidente do AFW.

A cada noite de desfiles, artistas de destaque da prolífica cena musical angolana fazem pocket-shows na passarela do evento. Esse ano as atrações são: a cantora de afrojazz Lipsia, MC Laton (o”fankeiro” de Angola) e o saxofonista Nanutu (especializado em ritmos angolanos, como semba e quizomba).

Para Jackson Araujo, diretor criativo e que colabora com o sound-styling dos desfiles, “é um aprendizado e uma constante troca de conhecimento poder colaborar com a evolução anual do Angola Fashion Week. Os estilistas e criadores locais nos mostram a força e a importância que a identidade cultural tem para a construção da base sólida de um projeto de moda. A vibração musical e do design autoral entram em sintonia com a energia de um país jovem, que aposta nessas duas plataformas (moda e música) como fio condutor da economia criativa local. (Por Robson Leite)

Clique aqui para acessar o site Angola Fashion Week

Facebook

Line Up Angola Fashion Week

 Dia 23 de Junho

Angola Fashion School

Amapô (Brasil)

Requinte & Lealdade

Antonieta Almeida (São Tomé)

Didi

Exotrik (Cabo Verde)

Gio Rodrigues (Portugal)

Laud’s

King Queen

Hellen Couture

Farruska

Tom Ford by DuCarmo

 Dia 24 de Junho

Angola Fashion School

Lenny Niemeyer (Brasil)

Asuen Suetam

Boutique Irina’s By Irina Mirandela

Lectícia’s By Gersy Pegado

By DS

Wiltic

Cleopatra TchiTchi

Manzvat Nankhova Alves

Wan Kiamy

Allex Kangala

 Dia 25 de Junho

Angola Fashion School

Ronaldo Fraga (Brasil)

Mahatma’s

Panziu”ss By Panziu”s

Hava

Nivaldo Thierry (Moçambique)

Rose Palhares

Nao.li.La

David Tlale (África do Sul)

Soraya da Piedade

Fiu Negru

Leave a Comment

Fale conosco

Envie-nos um e-mail, retornaremos o mais cedo possível.

Start typing and press Enter to search